terça-feira, 27 de março de 2012

Monsanto









Vistas do topo de Monsanto, por alturas da passagem de ano

segunda-feira, 19 de março de 2012

Igreja de São Domingos




Igreja de São Domingos, Lisboa

Esta continua a ser das mais impressionantes igrejas em que entrei. Não tanto pelo interior, devastado por um incêndio há mais de 50 anos, mas por um aspeto particular: quem olha de fora para esta igreja, enfiada no meio de prédios na baixa lisboeta, não imagina o espaço que o espera no interior. É uma diferença que não encontrei ainda em lado nenhum...


quarta-feira, 14 de março de 2012

Nossa Senhora dos Remédios







Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Lamego, distrito de Viseu, em Portugal. No topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é atualmente parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico.

A devoção popular no local remonta a uma capela, sob a invocação de Santo Estevão, erguida em 1361. No século XVI, ameaçando ruína, foi demolida (1568), iniciando-se a construção de um novo templo, por iniciativa do bispo de Lamego. Na nova ermida foi depositada uma imagem da Virgem com o Menino. Com o passar do tempo, a devoção a Santo Estevão diminuiu, substituída pela devoção à Virgem. A devoção dos que a ela recorriam em busca de alívio para as doenças deu origem, por sua vez, à devoção a Nossa Senhora dos Remédios. O atual santuário foi principiado em 1750, e concluído apenas em 1905. As suas festas tradicionais, decorrem anualmente de seis a oito de setembro.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_dos_Rem%C3%A9dios